terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mulheres em tratamento de câncer buscam diferentes formas de recuperar a autoestima

Quando uma mulher é diagnosticada com câncer sua vida é abalada. Num primeiro momento ela perde o rumo. Surgem as dúvidas, as inseguranças. Quando começa o tratamento vem um momento difícil que é a quimioterapia, os efeitos colaterais trazem sofrimento físico e emocional, a diminuição da libido causa impacto psicológico resultando na baixa autoestima, porém, o que ainda é encarado com muita dificuldade entre as pacientes em tratamento de câncer é a queda de cabelo.


E aí? O que fazer para recuperar a vaidade e o bem estar? Muitas mulheres optam por acessórios como lenços, chapéus e/ou as tão populares perucas. Como fez a apresentadora Hebe, a candidatada à presidência da República Dilma Roussef, a escritora Glória Perez, elas aderiram ao acessório que as insere na sociedade com mais leveza e menos diferença entre as outras mulheres.

É o caso da administradora de empresas, Camila de Almeida, 31 anos, que está em tratamento de câncer de mama “trabalho com moda e sempre fui muito ligada a vaidade e bem estar. Quando descobri o câncer fiquei sem chão e quando o cabelo começou a cair resolvi usar peruca”, as perucas que utiliza vêm de fora “procurei por algo muito próximo do meu cabelo e das minhas características”.

Um dos resultados da parceria entre o Instituto Oncoguia e o Centro Paulista de Oncologia (CPO), é o projeto que leva o nome provisório de “Banco de Perucas”. Camila coordena o trabalho que tem o objetivo de resgatar a autoestima das mulheres em tratamento, “o Banco de Perucas atua em clínicas de tratamento oncológico de alto custo, onde pedimos às pacientes que doem suas perucas quando não precisarem mais delas. Tratamos o acessório deixando-o em perfeito estado para que outra paciente com menos condições de comprar possa utilizar. E quando não precisar mais, a peruca volta para o Banco”, afirma Camila que está na fase final do tratamento e ainda utiliza suas perucas.

Mas têm também as mulheres que optam por não utilizá-las e assumir os cabelos curtos. Foi o que fez a apresentadora Ana Maria Braga. E também a presidente da ONG Bendizer, Maria do Rosário, 52 anos, que está em tratamento de câncer de colo retal, “nunca tive vontade de usar uma peruca. Nunca tive nenhum problema com a vaidade nesse período. Usar lenços ou chapéus, para mim além de ser divertido, era uma maneira de dizer: - Eu estou lutando e muito!”

Independente da escolha, perucas, lenços e chapéus, as mulheres são vaidosas e desenvolvem sua beleza de diversas formas. Essa característica precisa ser preservada e valorizada, uma vez que ela reflete diretamente na autoestima feminina proporcionando bem estar e qualidade de vida, que são essenciais para as pacientes em tratamento de câncer.

Priscilla Arantes

Jornalismo Oncoguia

24 comentários:

  1. Estou adorando o seu blog, muito informativo, e ao mesmo tempo leve.
    Também usei perucas e todos os acessórios, disponíveis, sem problemas.
    A batalha é ardua com certeza, procurei transpor da melhor maneira possível, para mim, e para os que me rodeiam.

    Beijos,

    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Camilla,

    gostaria de entrar em contato com você, por favor me escreva ok.

    medeiros.fabiane@hotmail.com

    um bjo

    ResponderExcluir
  3. Amada irmã,

    Adorei seu espaço, as informações são clara e objetivas. Foi muito bom ter conhecido esse espaço.

    um abraço de luz

    Hospital Espiritual do Mundo

    ResponderExcluir
  4. Querida,

    como eu poderia levar esse link BLOG AMIGO DO ONCOGUIA para meu site? Você poderia me ajudar?

    abraços de luz

    ResponderExcluir
  5. Camila estou assistindo agora ao especial do Discovery Home & Health e queria te parabenizar por falar de forma tão claro sobre o assunto. Estou em tratamento de um cancer de mama estagio 4 que já tinha se propagado para o braço e pulmão. Quero agradecer por falar sobre o assunto! E se puder queria conversar com você mais sobre o assunto. Estou escrevendo no meu blog se puder depois da uma olhada. http://dicasbykatia.blogspot.com/ Ao final do meu tratamento quero que saiba que você já tem mais 2 perucas para o seu banco! Logo logo te entrego!

    ResponderExcluir
  6. Ei Camila, estou neste momento te assistinto no discover home & healf, fui diagnosticada há 2 meses com ca na mama direita e já realizei mastectomia total e estou indo pra segunda sessão das 18 de quimioterapia...estou emocionada com o programa pois estou vivendo tudo nesse exato momento....bom como vc tb tenho um blog e espero receber sua visita lá. www.maniademozao.blogspot.com
    E entrei tb na ong Oncoguia e como raspei minha cabeça tenho uma madeixa enooooorme pra doar pra voces.
    Aguardo seu contato
    irleyse@yahoo.com.br
    Um abraço
    Irleyse

    ResponderExcluir
  7. Camila, ontem eu assisti o programa da Discovery Home and Health e adorei!!!! Eu tenho 28 anos e há dois anos atras fiz mastectomia e quimioterapia. No começo desse ano eu descobri que tenho metastase nos ossos e no fígado e voltei a fazer quimio. Adorei a idéia do banco de perucas!!! Alias queria muito entrar em contato com vc, pois tenho uma peruca pra doar, alem de lenços e bonezinhos q nao uso mais. Camila eu faço tratamento numa clinica na 9 de julho e acho q a idéia de conversar com as pacientes q estão finalizando ou já finalizaram a quimio incentivando a doação das perucas se encaixaria perfeitamente no perfil dessa clinica!!! Gostaria muito q vc entrasse em contato comigo...estou sem trabalhar tb e gostaria muito de poder ajudar a ONG, oncoguia...e poder ajudar as pessoas q estão passando por isso tb...alem de tudo seria uma forma de ocupar meu tempo livre com algo maravilhoso!!! Como faço pra doar minha peruca? Como podemos conversar??? Meu email é azevedorita@hotmail.com , telefone 99427232. Beijos e Parabens!!! Rita

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila meu nome é Analú, e assim como vc tive cancer de mama e ainda estou em tratamento, gostei muito da sua entrevista e gostaria de saber como vc montou o banco de perucas tenho intenção de montar aqui em Londrina também. meu email é analuigarashi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. ola meninas meu nome é junior macedo me moro em barretos sp, ha dois meses minha mãe foi ao medico onde detectou o câncer de mama, essa semana ela começou sua primeira quimioterapia que sera um tratamento de 6 meses seguido de operação para retirada do caroço, e depois algumas seções de radioterapia... enfim assim como aqui em casa o segredo pra tudo é o amor o carinho e a atenção... estou aqui como filho, como amigo, como alguém que se puder fazer algo esta em inteira disposição, trabalho como cabeleireiro e uma das coisas que mais esta pegando é a questão de ficar careca.... mais eu digo apenas uma coisa a VOCÊS assim como eu digo a ela todas as manhas, nenhuma folha cai sem que Deus queira, entao vamos abusar dos brincos, aproveitar o verão usar lenços bem coloridos um lapis basico nos olhos um pouquinho de blush e VIVER A VIDA !!! beijos no coraçao de cada mãe, cada filha, cada vovó ou irmã que hj luta contra essa doença !!!! fikem todas com Deus AMEM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior querido!!

      Obrigada pelas suas palavras, com um filho maravilhoso como vc sua mãe com certeza já venceu esta luta..
      Torço para que ela fique bem..
      Precisando estou por aqui!!!
      Fiquem com Deus,
      Bjs

      Excluir
  10. Camila,
    Bom Dia!
    Ontem, assisti ao programa da Discovery H.H e adorei a reportagem. Tambem fui acometida pela doença (cancer de mama) ha 1 ano e meio atras eu tinha 37 anos e fiz a cirurgia antes de começar qualquer tratamento e tive sucesso. Nao precisei fazer quimio somente fiz 45 sessoes de radio. Gostei muito da sua ideia do banco de perucas e se precisar de alguma ajuda estou disponivel. Adoraria te conhecer moro em Americana-SP. Se possivel entre em contato comigo para podermos trocar experiencias sobre o assunto.
    Que Deus te abençoe muito!!!
    Raquel

    veiga.raquel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, me escreva meu email é camialmeida44@hotmail.com
      Que Deus te abençoe tb pois somos VENCEDORAS!!
      Me escreva quando quiser!!
      Beijos com carinho,
      Camila.

      Excluir
  11. Camila, boa noite... Acabei de assistir no H&H um documentário onde você dá seu depoimento sobre o câncer de mama. Mesmo câncer que eu enfrentei ao descobrir em fevereiro de 2010. Eu tenho uma peruca e gostaria de fazer a doação para o Banco de Perucas que você criou.
    Meu e-mail é anna.sawka@gmail.com

    Aguardo seu retorno.

    Obrigada e sorte pra gente nessa caminhada contra o câncer de mama.

    Força, Fé e Perseverança... SEMPRE!

    9 de outubro de 2012 19:14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      Vou te passar meu email assim se puder me enviar sua peruca será muito bem utilizada:-)
      Que bom que estamos bem isso é o principal...
      Já vencemos e com muita Fé, Força e perseverança sempre!!
      Bjs com carinho

      Excluir
  12. Vi ontem seu depoimento no Discovery...
    Vc é muito linda Camila, e merece o melhor do mundo.
    Parabéns pela garra ao enfrentar a doença, vc inspira mta gente.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Acabei de assisitir o programa no Home and Helth... Também tive Ca de Mama há 17 anos. Na época estava com 36 anos. Também sobrevivi e sou mais feliz que antes rsrsrsrs Sai de São Paulo vim morar em Porto Seguro Bahia com meu filho hoje com 27 anos... Vc já venceu Camila... Não tenho dúvida disso! Deus te abençoe muito... Que o seu futuro seja tão azul como seus lindos olhos. Vc conquistou meu coração e ganhou uma "maezona" aqui na Bahia... Quando vier aqui me avise! Um abraço com muito carinho e respeito acima de tudo... Isabella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebel querida como queria escrever para você
      Posso dizer que me emocionei bastante com suas palavras, me sinto vencedora sim e tb mais feliz do que antes!!
      Você tb me inspira por ter passado por isso e ter visto que a vida SEMPRE continua!!! obrigada por me convidar para nos conhecermos tenha certeza que irei te avisar quando estiver nesta terra maravilhosa.
      Agradeço muitoooo seu carinho e suas palavras
      Um xero no seu coração
      Camila.

      Excluir
  14. oi Camila, não é surpresa dizer que tb assisti ao proprama. Bom a sua última postagem aqui é de 2010? É isso mesmo? Espero que vc esteja muito bem. Por favor dê notícias!
    Eu quero doar 2 perucas tb e saber se poderei ajudar de alguma forma.
    Gostaria de poder lhe conhecer.

    Meus contatos:
    MSN danieldealencar@msn.com
    Cel. pode ligar a cobrar que retorno (11)97988-9730

    Vc é forte, vc é especial, vc é linda. Transforme sua luta em livro compartilhe com outras pessoas sua história vc vai ajudar muita gente. Eu posso te ajudar com o livro.
    Muito amor e muita luz pra vc. Grande beijo.
    Att,
    Daniel de Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel que bom que gostou do programa e agradeço tb a preocupação, mas por trabalho tive que "abandonar" meu blog. Mas graças a Deus estou curada e muito feliz.
      Aceito sim as 2 perucas me escreva meu email é camialmeida44@hotmail.com, seria incrivél transformar minha história em um livro adoraria!!!
      Muita luz para vc, fique com Deus
      Camila.

      Excluir
  15. Camila, também vi o programa e fico feliz em saber que está curada, parabéns pela sua determinação e vontade de vencer. Fique com Deus.
    Sheila Falinacia

    ResponderExcluir
  16. Oi Bom Dia! Minha linda, assisti ao documentário que foi ao ar no dia 04/11/2012. E honestamente fico muito feliz em ver mulheres que assim como eu, lutamos e conseguimos vencer essa doença. Quando descobri que tinha câncer, eu tinha 37 anos. E hoje já 45. Não foi uma batalha fácil, mas do câncer de mama, eu estou curada. E descobri assim como você e muitas outras. Descobri após o auto exame da mama. Muito embora minha situação atual, apesar de controlada. Eu tive uma metástase óssea 4 anos após a cirurgia(mastectomia radical direita) e tratamentos. Fiz todo procedimento. Fiz a hormônio terapia. De inicio com Tamoxifeno, Aromasin e também a Faslodex. Hoje me encontro em tratamento quimioterápico para controlar a metástase. Te confesso, e acredito que ao sabermos que estamos com essa doença, não é nada fácil de digerir. Me vi perdida e sem chão. Pois tenho um filho, que na época tinha apenas 10 anos. E fazia pouquíssimo tempo que havia perdido minha mãe. Eu precisei encontrar forças e uma direção na minha vida. Passei necessidade, e muitas vezes eu não tinha a passagem para ir ao Hospital. Batalhei e consegui ter direito a gratuidade nos ônibus. E até hoje eu tenho esse direito. Quer dizer, se corremos atrás, descobriremos que temos inúmeros direitos. E assim como você, também fiz um blog com informações e citando vários direitos que temos e muitas não sabem. Ou por falta de informação ou por realmente não querer saber que os tem. Somos guerreiras sempre prontas para batalha. Sem se importar com quem iremos lutar, e sim na certeza que iremos ganhar. E isso nos impulsiona a sempre lutar. Caso queira ter algum contato, trocar idéias, ou mesmo desabafar, pode entrar em contato através do meu blog www.sobrevivocomcancer.blogspot.com ou pelos e-mails gilsantos87@yahoo.com.br / gcs-gil@hotmail.com. E também através do facebook (facebook.com/gcsgil) Será um imenso prazer lhe ter como amiga, ou qualquer outra que lhe segue no blog, o convite esta aberto à quem queira ser minha mais nova amiga. Continue sempre com sua auto estima elevado e sempre com fé. Apesar da metástase, me considero curada. Fica com Deus. E que Ele continue lhe abençoando e lhe dando forças. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila,

    achei você uma mulher linda. Que alentadoras palavras suas a estimular tantas outras mulheres, com tantos sonhos quanto mazelas. Você aprendeu a duras penas o quanto viver é importante, porém na contramão do sentido que você passou a dar a sua vida, outras vidas são desperdiçadas através da saúde (maior patrimônio da humanidade) numa clara entrega a desistência. Palavra esta, que não consta em seu vocabulário.

    Fiquei muito feliz em conhecer seu blog.

    Um grande beijo em cada um desses olhinhos que são um pedacinho do céu.

    Jorge

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila, estou aqui vendo uma reportagem em que VC participou na NGT, pelo que estou vendo aqui no blog, essa reportagem que vi hoje, já tinha passado a algum tempo, mas enfim vi hoje e gostaria de saber se o banco de perucas continua e caso continue, aceita mechas de cabelo ou somente a piruca já confeccionada.
    Meu email: lemacedodeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila, estou aqui vendo uma reportagem em que VC participou na NGT, pelo que estou vendo aqui no blog, essa reportagem que vi hoje, já tinha passado a algum tempo, mas enfim vi hoje e gostaria de saber se o banco de perucas continua e caso continue, aceita mechas de cabelo ou somente a piruca já confeccionada.
    Meu email: lemacedodeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir