terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Um pós mais tranquilo...

Tórax mutilado,braços inchados, muito sofrimento: assim era a realidade das mulheres submetidas a remoção do câncer de mama até uma geração atrás. Com a detecção precoce, as cirurgias tornaram-se menores, atendo-se muitas vezes apenas um quadrante. Na sala, ao lado do mastologista, um cirurgião plástico pode colocar uma prótese já durante a operação. Mas o oncologista relata um aumento no número de mulheres que simplesmente descartam a reconstrução. " A maioria são jovens que enfrentam a doença de forma positiva e corajosa. Na hora viram leoas". No tratamento, as notícias também são boas, à medida que a ciência conhece melhor a doença, os cuidados vão se tornando mais individualizados. Sabe-se hoje que existem quatro grandes tipos de câncer, com caracteristicas bem diferentes e remédios idem.
Isso faz com que possamos lutar pelo tratamento antes da cirurgia e que cada vez menos mulheres jovens tenham que passar pela perda completa de seu seio.
Indagado sobre a cura o oncologista rebateu: " quem de nós tem garantia?" lembrando porém que a cada dia em sua experiência clinica conhece mais mulheres que têm vida longa após a descoberta do câncer e não raro morrem de outras causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário